O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na terça-feira (9), que o Brasil atravessa um “momento delicado” e que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sabe que cometeu “burrice”. A declaração foi feita em Manaus, durante o lançamento do Programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais.
O discurso ocorre em meio ao julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que avalia a possível condenação de Bolsonaro e outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado.
Lula também criticou o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, por viver nos Estados Unidos e, segundo ele, buscar apoio internacional contra o governo brasileiro e o Supremo.
O presidente rechaçou ainda qualquer possibilidade de anistia para Bolsonaro. “Essa gente está sendo julgada pelos desmazelos que fez. Não adianta ficar pedindo anistia, ele nem foi condenado ainda. Em vez de ficar se defendendo, já tá pedindo anistia. Quando me prenderam, eu poderia ter saído do Brasil. Eu preferi ir pra PF”, completou Lula.