O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (26), que a Justiça brasileira está cumprindo seu papel no julgamento que aceitou a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, envolvidos na tentativa de golpe de Estado no Brasil.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, tornar Bolsonaro e mais sete pessoas réus pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
“É visível que o ex-presidente tentou dar um golpe no país. As provas são claras, ele tentou contribuir para o meu assassinato, para o assassinato do vice-presidente e do ex-presidente da Justiça Eleitoral”, afirmou o presidente em Tóquio.
O presidente também criticou os pedidos de Bolsonaro e setores da oposição para conceder perdão antes do julgamento. “Quando ele pede anistia antes do julgamento, significa que está admitindo a culpa. Ele deveria provar sua inocência, pois não precisava pedir anistia”, disse Lula.