Lula critica interesse dos EUA em minerais brasileiros: “Aqui ninguém põe a mão”

Presidente defende soberania sobre riquezas naturais após diplomatas pressionarem por acordos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quinta-feira (24) o interesse dos Estados Unidos nos minerais estratégicos do Brasil. Durante cerimônia em Minas Novas (MG), ele reagiu à manifestação do encarregado de negócios da embaixada norte-americana, Gabriel Escobar, que se reuniu com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e demonstrou intenção de firmar acordos para a aquisição desses recursos.

“Temos todo o nosso petróleo para proteger. Temos todo o nosso ouro para proteger. Temos todos os minerais ricos que vocês querem para proteger. E aqui ninguém põe a mão. Este país é do povo brasileiro”, disse o presidente.

Segundo o presidente do Ibram, Raul Jungmann, os representantes norte-americanos demonstraram preocupação e insistência sobre o acesso a minerais estratégicos. Ele afirmou que deixou claro aos diplomatas que qualquer negociação precisa ser feita com o governo federal.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: # # #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.