Lula conversa com Xi Jinping em meio a crise com os EUA

A ligação, que durou cerca de uma hora, foi solicitada pela petista

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente da China, Xi Jinping, na noite desta segunda-feira (11). A ligação, que durou cerca de uma hora, foi solicitada pela petista e ocorreu em meio ao aumento de tarifas por parte dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

Segundo nota oficial do governo brasileiro, os líderes discutiram as relações bilaterais entre Brasil e China, além do cenário geopolítico internacional. Ambos reforçaram a importância do G20 e do BRICS na defesa do multilateralismo.

“Os chefes de Estado também conversaram sobre a parceria estratégica bilateral. Nesse contexto, saudaram os avanços já alcançados no âmbito das sinergias entre os programas nacionais de desenvolvimento dos dois países e comprometeram-se a ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites”, diz a nota.

Lula e Xi também celebraram os avanços obtidos na integração dos programas nacionais de desenvolvimento e se comprometeram a ampliar a cooperação em áreas como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites.

Nas redes sociais, Lula destacou a relevância da China para o sucesso da COP 30, que será realizada em Belém, em 2025. “Reiterei a importância que a China terá para o sucesso da COP 30 e no combate à mudança do clima. O presidente Xi indicou que a China estará representada em Belém por delegação de alto nível e que vai trabalhar com o Brasil para o êxito da conferência”, escreveu o presidente.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: # # # #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.