publicidade

Lula completa 80 anos e entra para a história como o primeiro presidente octogenário do Brasil

Em viagem à Malásia, líder brasileiro é homenageado por chefes de Estado e agradece mensagens de todo o mundo

Lula completa 80 anos e entra para a história como o primeiro presidente octogenário do Brasil

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completou 80 anos nesta segunda-feira (27) e se tornou o primeiro presidente brasileiro a alcançar essa idade enquanto ocupa o cargo. Nascido em Garanhuns (PE), em 1945, Lula exerce atualmente seu terceiro mandato, após governar o país entre 2003 e 2010. Ele ultrapassa o recorde de Michel Temer, que deixou o Planalto aos 78 anos, em 2018.

publicidade

Durante viagem oficial à Malásia, o presidente recebeu homenagens de líderes asiáticos em um jantar de gala oferecido pelo premiê Anwar Ibrahim. Em tom bem-humorado, Lula afirmou que vive “o melhor momento da vida” e brincou ao dizer que pretende chegar aos 120 anos. “Eu nunca me senti tão vivo e com tanta vontade de viver. A partir de hoje, faltam só 40 [anos]”, declarou.


Pelas redes sociais, o presidente agradeceu as mensagens e destacou a recepção em Kuala Lumpur. Disse ter encerrado o dia “entre novos amigos e antigos companheiros” e que espera reencontrá-los no Brasil, durante a COP30, marcada para novembro de 2025, em Belém. Antes da Malásia, Lula também foi homenageado na Indonésia, a convite do presidente Prabowo Subianto.

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou felicitações públicas durante voo para o Japão, afirmando que Lula é “um cara muito vigoroso” e elogiando o encontro recente entre os dois. Já o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, brincou ao dizer que o brasileiro “está fazendo apenas 25 anos”. No Brasil, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) destacou a data como símbolo da democracia, e ministros e prefeitos se somaram às homenagens.

Lula segue com agenda oficial em Kuala Lumpur até esta terça-feira (28), participando da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). A visita tem como objetivo ampliar parcerias comerciais e fortalecer investimentos bilaterais nos setores de energia, ciência, tecnologia e inovação.

Siga a gente no:

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

publicidade
PODCAST
COLUNA
Coluna
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito...
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito à política
ARTIGO & OPINIÃO
publicidade