O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve chegar a Brasília nesta semana para discutir a transição de governo e para uma série de reuniões com políticos e autoridades.
De acordo com o jornal O Globo, estão previstas agendas com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes”.
A transição de governo começa nesta segunda-feira (7) com diversas reuniões que serão realizadas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O local é utilizado pela equipe de transição de governo de Lula desde 2002, quando ele foi eleito pela primeira vez.
Hoje, sua equipe de transição é chefiada pelo ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa encabeçada pelo petista. Assim como Lula, ele terá seu próprio gabinete instalado nas salas de reunião do CCBB.
Ao todo, a equipe de transição do novo governo será composta por 50 nomes que irão “avaliar as contas e os programas do atual governo, além de debater a viabilidade de promessas de campanha” Esses nomes serão divididos em grupos temáticos.
O ex-ministro da Educação Fernando Haddad, por exemplo, vai liderar reuniões com colaboradores na área. A ideia é reunir sugestões de diversos setores incluindo fundações, parlamentares, organizações do terceiro setor e entidades representativas da educação”.