O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira (7), acusando-o de tentar um golpe de Estado e fugir do Brasil para evitar as consequências. Sem citar diretamente o nome do ex-presidente, Lula afirmou que ele “meteu o rabo no meio das pernas, fugiu para Miami e deixou os parceiros dele”. Durante evento em Minas Gerais, o petista disse ainda que Bolsonaro deveria enfrentar a Justiça se considera ser inocente.

Lula também afirmou que Bolsonaro teme ser preso e, por isso, tem pressionado por anistia antes mesmo do julgamento. “Ele que tenha a coragem que eu tive. Se é inocente, brigue pela sua inocência”, declarou o presidente. Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposta participação em um golpe de Estado e está envolvido em investigações sobre a venda de joias do governo e a falsificação de cartões de vacina.
As declarações de Lula ocorrem em meio ao avanço das investigações contra o ex-presidente, que segue inelegível até 2030. O petista reforçou que Bolsonaro precisa responder por seus atos na Justiça e que sua fuga demonstra que ele tem culpa no cartório.