O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que o Brasil poderá adotar medidas de retaliação comercial contra os Estados Unidos, caso não haja solução para a tarifa de 50% imposta pelo governo norte-americano sobre produtos brasileiros.
Em entrevista ao Jornal Nacional, Lula explicou que será formada uma comissão composta por empresários brasileiros para negociar diretamente com o governo dos EUA, presidido por Donald Trump.
“O Brasil utilizará a Lei da Reciprocidade quando for necessário. (…) Se não houver solução, vamos entrar com reciprocidade a partir de 1º de agosto”, declarou o petista.
O presidente também ressaltou que, caso as tratativas não evoluam, o Brasil recorrerá à Organização Mundial do Comércio (OMC) para resolver o impasse. Apenas como última medida, o país adotará retaliações. “Essa é a hora da gente mostrar que o Brasil quer ser respeitado no mundo”, destacou Lula.
Além disso, Lula sinalizou a possibilidade de buscar novos mercados. “O Brasil é um país que não tem contencioso com nenhum país do mundo e que, portanto, a gente não aceita desaforamento contra o Brasil”.