Foto Chico Ferreira/PSB na Câmara
O Congresso Nacional realizou nesta quinta-feira (12) uma sessão solene em homenagem ao centenário de Mãe Stella de Oxóssi, Yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá e referência na defesa das religiões de matriz africana. A cerimônia foi proposta por Lídice da Mata, Jaques Wagner e Bacelar, reunindo autoridades, representantes religiosos e ativistas da cultura afro-brasileira.
Durante a sessão, a deputada Lídice destacou que a homenagem também é um ato de enfrentamento à intolerância religiosa. “Mãe Stella dedicou sua vida ao cuidado das pessoas, à valorização da cultura afro-brasileira e à luta por igualdade”, afirmou. Um selo especial dos Correios foi lançado na ocasião para eternizar sua imagem como símbolo de fé e resistência.
Além da trajetória intelectual e espiritual de Mãe Stella, a solenidade celebrou conquistas como a fundação da Casa do Alaká e o tombamento do terreiro pelo IPHAN. Reconhecida pelo Ministério da Igualdade Racial como “Promotora da Igualdade Racial”, sua história continua inspirando ações em defesa da liberdade religiosa e da cultura afro-brasileira.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br