Foto: Panorama da Bahia
A deputada federal Lídice da Mata (PSB) criticou as recentes movimentações do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) de alterar o gabarito da orla para permitir a construção de prédios mais altos na região litorânea. Para a parlamentar, a proposta representa um “grave erro urbanístico e ambiental”, capaz de comprometer a identidade e a sustentabilidade da capital baiana.
“Estamos importando aquilo que deu errado. Salvador tem um potencial turístico enorme, mas o turismo também causa impactos ambientais. O Estado e a sociedade precisam impor limites, porque o capital não tem limite”, disse a deputada ao Bnews.
Lídice, que coordena a bancada baiana na Câmara dos Deputados, ressaltou que o crescimento desordenado ameaça não apenas a paisagem da cidade, mas também seus símbolos históricos. “Não me venham acabar com o Elevador Lacerda. Ele é um ícone da Bahia, um símbolo de inovação tecnológica e transporte coletivo. Modificá-lo seria como mudar a Torre Eiffel”, disse.
Defensora de um modelo de desenvolvimento equilibrado, Lídice da Mata destacou a importância de preservar áreas verdes e o litoral soteropolitano. “A cidade tem que ser boa para o turista e para quem vive nela. Precisamos preservar nossos espaços verdes e o litoral, mantendo limites ao avanço do capital imobiliário”, concluiu.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br