Lídice cobra reinstalação de Superintendência do INSS na Bahia em audiência pública

Deputada destaca impacto positivo para a população e critica dependência de Pernambuco para decisões administrativas

CCJ da Câmara aprova projeto de Lídice sobre gravação não autorizada de cenas íntimas
Foto: Chico Ferreira/PSB na Câmara
Foto: Chico Ferreira/PSB na Câmara

Em audiência pública realizada nesta terça-feira (13) na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância e Família da Câmara dos Deputados, a deputada Lídice da Mata (PSB) defendeu o retorno de uma Superintendência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para a Bahia. A parlamentar, que coordena a bancada baiana na Câmara e é autora do requerimento pela reinstalação, destacou a importância da medida para melhorar o atendimento à população do estado.

Anuncie no PB Branco

Atualmente, a Bahia possui sete gerências e 123 agências do INSS, mas está subordinada à Superintendência de Pernambuco, o que, segundo Lídice, gera entraves burocráticos. “Somos um estado com uma população que depende muito dos serviços do INSS. Uma superintendência na Bahia vai otimizar o atendimento e reduzir a dependência de decisões administrativas que hoje são tomadas em Recife”, afirmou a deputada. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

A audiência também contou com a participação da presidente da OAB-BA, Daniela Lima, que reforçou a demanda por uma nova unidade na Bahia, e da superintendente do INSS nas regiões Norte e Centro-Oeste, Lea Bressy, que alertou para o impacto financeiro de R$ 1,5 milhão para a implantação da superintendência. Lídice da Mata rebateu, argumentando que os benefícios superariam os custos, aumentando a produtividade e a eficiência no atendimento.

Daniela Lima apresentou dados que mostram a discrepância entre as regiões do Brasil em termos de cobertura do INSS, ressaltando que a Bahia, com mais de 54 milhões de habitantes na circunscrição da superintendência nordestina, justifica a criação de uma unidade independente. “O INSS no Sul do Brasil atende 29 milhões de pessoas e tem uma superintendência, enquanto o Sudeste possui três. A Bahia precisa e merece uma superintendência para atender sua demanda”, concluiu.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.