O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) que cria o Programa de Segurança Integrada em Ambientes Hospitalares e Unidades de Saúde no estado. O objetivo é aumentar a segurança de crianças, mães e recém-nascidos em maternidades, hospitais e unidades básicas de saúde (UBS) públicas e privadas.
A proposta do deputado bolsonarista também prevê a adoção de tecnologias de monitoramento avançadas, como reconhecimento facial, câmeras de alta definição e identificação eletrônica, além da obrigatoriedade do uso de crachás com foto e códigos de validação pelos profissionais de saúde.
“Casos de furtos, sequestros, agressões e outras ocorrências dentro dessas instituições evidenciam a necessidade de medidas mais rigorosas para garantir a integridade física e emocional dos pacientes, profissionais de saúde e visitantes. Diante desse cenário, o Programa de Segurança Integrada em Ambientes Hospitalares e Unidades de Saúde, instituído por este projeto de lei, propõe um conjunto de medidas modernas e eficazes para reforçar a segurança nas maternidades, hospitais e unidades básicas de saúde (UBSs) do Estado da Bahia”, justificou Leandro.