A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio das secretarias municipais de Saúde (SESA) e da Mulheres, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), realizou, nesta terça-feira (26), no auditório da Faculdade Unime, o encontro +Que Lilás, voltado à conscientização sobre os direitos das mulheres e à prevenção da violência de gênero.
O evento contou com palestras que abordaram informações e orientações sobre a violência contra a mulher, depoimentos, além da apresentação teatral da Companhia de Teatro da Polícia Militar da Bahia. A ação reforça a importância de não se calar diante de situações de violência, orientando a população a denunciar por meio do Disque 180.
A secretária interina da Saúde, Elba Brito, ressaltou a relevância do evento. “A violência contra a mulher é também uma questão de saúde pública. Quando uma mulher sofre, todo o seu entorno adoece, sua família, seus filhos, sua comunidade. Por isso, a integração entre as secretarias é fundamental. Essa ação transversal fortalece a rede de proteção, amplia o alcance das políticas públicas e garante que cada mulher tenha não apenas o acolhimento, mas também o cuidado necessário para reconstruir sua vida com dignidade e segurança. Estamos unindo forças, porque acreditamos que só assim é possível enfrentar de maneira efetiva esse problema tão grave, garantindo direitos e promovendo saúde e cidadania para todas as mulheres de Lauro de Freitas”.
Cláudia Gomes, subsecretária da SEMPADHIR, destacou a importância do encontro. “Em nome da SEMPADHIR, manifesto nossa alegria e gratidão por participarmos do +Que Lilás. Agradeço em nome da secretária Margeorie Mendes, pela iniciativa e pela parceria nessa luta que pertence a todos nós. O Agosto Lilás simboliza resistência contra a violência, mas nossa ação vai além da cor e da data. O +Que Lilás representa políticas públicas concretas, construídas para proteger, acolher e fortalecer as mulheres de Lauro de Freitas”.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
A coordenadora do Grupo de Teatro da PM, tenente Bárbara Soares, destacou a importância da iniciativa. “O Grupo de Teatro da PM é uma ação do Departamento de Comunicação da PM Bahia, por meio da Seção de Arte, que utiliza teatro, dança e música como instrumentos de diálogo e aproximação com a sociedade. Por meio da arte, conseguimos tratar de temas de grande relevância, como a violência contra a mulher, mostrando um lado da Polícia Militar voltado à prevenção e à responsabilidade social, diferente do que a comunidade está acostumada a ver no cotidiano”.
O encontro +Que Lilás é mais uma iniciativa da Prefeitura de Lauro de Freitas, resultado da ação integrada entre a SESA e a SEMPADHIR, promovendo saúde, direitos e respeito às mulheres, e reforçando o compromisso com uma sociedade mais segura, justa e inclusiva para todas.
A iniciativa também contou com a participação de autoridades e representantes de diferentes setores, entre eles: a chefe de Gabinete Fátima Barbosa, representando a prefeita Débora Regis; a superintendente de Atenção Especializada, Luana Oliveira; a superintendente de Políticas para Mulheres, Carla Tatiane Fagundes; e a assessora técnica da Atenção Básica, Tatiane Pires. Estiveram presentes ainda representantes da sociedade civil, como o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Roberto; a presidente do Conselho de Defesa dos Direitos das Mulheres, Susane Souza; e a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Anete Pardo, fortalecendo o diálogo e a integração das instituições no enfrentamento à violência.