A população de Lauro de Freitas pode ganhar sua primeira grande festa de São Pedro, batizada de Pedrão de Lauro. A celebração está sendo planejada pela Prefeitura, que ainda busca recursos para viabilizar o evento. A revelação foi feita pelo vice-prefeito e secretário de Cultura, Mateus Reis (União Brasil), durante entrevista ao Panorama da Bahia na festa dos Agentes de Limpeza, nesta sexta-feira (30).
Segundo Mateus, o município segue sem condições de promover o tradicional São João devido às dívidas herdadas da gestão anterior. “Não é o momento de a gente estar fazendo grandes festas”, afirmou, ao explicar que a alternativa encontrada foi inscrever o município em um edital estadual de apoio às festas juninas, mirando a realização do São Pedro como marco inicial de um novo ciclo festivo.
Mesmo com o nome já definido, a confirmação da festa ainda depende de apoio externo. O secretário destacou a importância de emendas parlamentares e de patrocínios da iniciativa privada para garantir estrutura, atrações e segurança. “Queremos fazer um São Pedro alegre e animado, mas precisamos dessa união de esforços”, frisou Mateus, ressaltando que o planejamento segue em curso.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Edital Sufotur
Neste sábado (31), o Governo do Estado divulgou que Lauro de Freitas está entre os 223 municípios habilitados a receber recursos do edital ‘São João da Bahia e Demais Festejos Juninos 2025’. A cidade foi contemplada com R$ 350 mil, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). A expectativa é que, com a ajuda de parlamentares e patrocinadores, o Pedrão de Lauro possa ser confirmado nos próximos dias, com data oficial ainda a ser anunciada.

Assista:
Vem aí o 1º Pedrão de Lauro! Mesmo sem condições de fazer o São João, a prefeitura projeta a festa de São Pedro e acaba de ser habilitada pelo Governo da Bahia para receber R$ 350 mil. Agora, falta garantir emendas e patrocínios para confirmar a data. pic.twitter.com/AYOhDZsBYx
— Panorama da Bahia (@panoramadabahia) June 1, 2025