Nesta segunda-feira (15), a Prefeitura de Lauro de Freitas deu um importante passo ao lançar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), em evento realizado na sede da Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR).
A iniciativa visa assegurar a todas as pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) o acesso integral a seus direitos, incluindo atenção prioritária e acesso facilitado aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Para obter a carteirinha, os pais ou responsáveis devem comparecer à sede da SEPADHIR, localizada no Shopping Passeio Norte, na Estrada do Coco, das 8h às 14h, munidos dos seguintes documentos: relatório médico com CID; comprovante de residência; documentos pessoais da pessoa portadora com TEA e de seu responsável ou cuidador legal, além de uma foto 3×4.
A prefeita Moema Gramacho destacou a importância do projeto e ressaltou o compromisso de sua gestão com a inclusão social. “Não é qualquer entrega, é uma entrega especial. Mais um programa de inclusão social que vai permitir aqueles que ainda não conseguiram ter acesso a esse benefício, serem contemplados agora. A CIPTEA é grandiosa. Eu agradeço muito aos que estiveram imbuídos para desenvolver esse projeto. Nós reconhecemos como um trabalho de suma importância. É uma responsabilidade de todos nós”, pontuou a prefeita.
A titular da SEPADHIR, Deize Marize, reforçou o compromisso da secretaria em efetivar políticas públicas para garantir os direitos das pessoas com TEA. “É com grande alegria que estamos iniciando a emissão do CIPTEA. É um compromisso nosso com a população. Estamos efetivando as políticas públicas necessárias. É mais um trabalho árduo e importante. Vamos continuar trabalhando juntos em prol dos avanços e garantias dos direitos das pessoas com TEA”, disse Marize. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Inglid Leila, responsável pelo projeto, enfatizou que a iniciativa vai além da política, sendo um projeto de inclusão abraçado com amor pela gestão. “É mais um projeto de inclusão, é um projeto que a gestão abraça com muito amor. Vai além de política. De tudo que foi e tem sido apresentado pelo grupo de trabalho. É um orgulho para mim. Agora, todos os diagnosticados terão seus benefícios impressos na carteira. São vários direitos implícitos que estão disponíveis na CIPTEA. Lauro avança”, avaliou Leila.

Para Fernanda Paranhos, integrante do grupo Mamãe Ativa no TEA, Lauro de Freitas avança na assistencialização para o público TEA. “É realmente muito importante. Sem dúvidas é um avanço. É uma construção. Espero que Lauro de Freitas, a partir disso, se dedique cada vez mais para o desenvolvimento de outras políticas públicas para atender as pessoas do espectro”, avaliou ela, que é mãe do pequeno Arthur de 4 anos.