O vereador Kiki Bispo (União Brasil), líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, rebateu nesta sexta-feira (3) as críticas da oposição sobre o reajuste da tarifa de ônibus na capital baiana. Ele destacou que o aumento de 7,7% foi inferior ao aplicado em outras grandes cidades, como Florianópolis (15%), São Paulo (13,6%) e Belo Horizonte (9,5%). “A correção foi feita com base na inflação e está prevista em contrato, diferente de outras capitais que repassaram aumentos muito superiores ao consumidor”, afirmou.
Kiki também apontou que o custo dos insumos do transporte público, como combustível e peças, subiu acima da inflação, agravado pelo aumento no ICMS promovido pelo governo estadual em 2024. “Se o governo do estado quisesse ajudar o preço a não subir, deveria ter evitado o aumento do imposto. A prefeitura foi muito correta ao permitir o reajuste apenas pela inflação, apesar dos custos crescentes”, disse.
O vereador ainda destacou os investimentos da Prefeitura de Salvador para melhorar o transporte público, como a chegada de novos ônibus com ar-condicionado, a ampliação do BRT, além da inclusão de veículos elétricos e articulados. “Mesmo com a crise nacional no transporte, Salvador vem avançando, mostrando os esforços da gestão para oferecer um serviço de qualidade à população”, concluiu.