A campanha de José Ronaldo (União Brasil), candidato à prefeitura de Feira de Santana, sofreu nova derrota na Justiça Eleitoral por veicular informações falsas contra o adversário Zé Neto (PT). A decisão do juiz Roque Ruy Barbosa de Araújo ordenou a suspensão imediata de uma propaganda eleitoral exibida na TV, na qual uma cidadã relata uma história fictícia envolvendo o atendimento de saúde municipal, com o intuito de prejudicar a imagem de Zé Neto.
Na propaganda, a mulher afirma que seu companheiro, após sofrer vários acidentes vasculares cerebrais (AVC), foi encaminhado ao Hospital Geral Clériston Andrade, onde teria sido orientada a procurar o “dono” do hospital para conseguir uma vaga. O juiz considerou que o conteúdo era descontextualizado e ultrapassava os limites da liberdade de expressão, atribuindo fatos inverídicos ao candidato petista.
Felipe Freitas, coordenador da campanha de Zé Neto, classificou a peça publicitária como ofensiva e mentirosa, e lamentou que a coligação de Zé Ronaldo continue desafiando a Justiça Eleitoral com falsas acusações. “O ódio e a mentira não vão vencer. A propaganda, além de atacar nosso candidato, desrespeita os profissionais de saúde que atuam diariamente no Hospital Clériston Andrade”, afirmou Freitas. A decisão da 155ª Zona Eleitoral, de nº 0600300-46.2024.6.05.0155 determina a suspensão imediata da veiculação da propaganda.