Foto: Ascom/Binho Galinha
A Justiça da Bahia marcou para os dias 23 a 25 de setembro as audiências de instrução e julgamento do deputado estadual Binho Galinha (Patriota), investigado na Operação El Patrón por suspeita de chefiar uma milícia. Além do parlamentar, também serão ouvidos sua esposa, Mayana Cerqueira, e o filho João Guilherme, que figuram como réus no processo.
A operação, deflagrada pela Polícia Federal em dezembro de 2023, apura crimes de lavagem de dinheiro, agiotagem, jogo do bicho, receptação e desmanche de veículos. A juíza Márcia Simões Costa rejeitou pedido da defesa para suspender as sessões e determinou a liberação de documentos digitais às partes envolvidas.
O caso avançou após decisão da Primeira Turma do STF, que validou provas obtidas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Com o entendimento, a Corte manteve os elementos colhidos pela investigação, conduzida em parceria com o Ministério Público da Bahia.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br