A Justiça Eleitoral determinou a cassação do mandato do prefeito de Contendas do Sincorá, Ueliton Valdir Palmeira Souza (Avante), conhecido como Didi, e da vice-prefeita Erica Brito de Oliveira (Avante). Ambos são acusados de montar um esquema de compra de votos nas eleições de 2024, envolvendo repasses em dinheiro, pagamento de contas de água e energia, distribuição de cestas básicas e até botijões de gás.
Segundo o processo, publicado na edição de quarta-feira (27) do Diário da Justiça Eletrônico do TRE-BA, outras duas pessoas também são investigadas, entre elas a filha do prefeito. A apuração começou em outubro de 2024, logo após a eleição, na qual a chapa de Didi e Erica venceu por uma margem apertada de apenas 58 votos.
A decisão ainda cabe recurso. Caso seja confirmada em instâncias superiores, o município deverá realizar novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito. A cassação reforça o combate da Justiça Eleitoral contra práticas de abuso de poder econômico e corrupção durante o processo eleitoral.