O candidato a prefeito de Feira de Santana, Zé Neto (PT), obteve 12 minutos e 30 segundos de direito de resposta em seus programas de TV e rádio, após a Justiça Eleitoral determinar a retirada de notícias falsas divulgadas pela campanha de Zé Ronaldo (UB).
A decisão foi assinada pelo juiz Roque Rui Barbosa, que reconheceu a veiculação de mentiras envolvendo Zé Neto, como sua suposta responsabilidade por blitzes do Detran e a privatização de pátios do órgão, além de uma antiga acusação de “rachadinha” já arquivada.
Zé Neto terá 5 minutos de inserções para responder sobre as blitzes e 7 minutos e 30 segundos sobre a falsa acusação de “rachadinha”, em várias inserções de TV e rádio. A decisão busca equilibrar o processo eleitoral, após a coligação de Zé Ronaldo ter sido considerada responsável pela disseminação de informações inverídicas.
O juiz Roque Rui Barbosa afirmou que a proteção da verdade é essencial para garantir a integridade do pleito eleitoral. Desde o dia 23 de setembro, as veiculações falsas já haviam sido suspensas pela Justiça, que classificou as informações como “divulgação sabidamente inverídica”.