O jornalista baiano Rafael Lopes levou a cultura de Salvador para o cenário acadêmico nacional ao apresentar seu trabalho sobre o tradicional evento Mudança do Garcia, durante a 47ª Edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), em Balneário Camboriú (SC). O artigo intitulado “A mídia secundária vestimenta e seu sentido comunicacional no evento Mudança do Garcia” foi destaque na programação desta quarta-feira (4). O evento, considerado o principal da área de comunicação na América Latina, segue até esta sexta-feira (6).
Rafael Lopes, natural do Recôncavo da Bahia e radicado em Salvador, é jornalista, publicitário e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Seu trabalho acadêmico explora a folkcomunicação e o conceito de “carnavalização” aplicado ao evento Mudança do Garcia, destacando-o como uma forma de protesto, defesa de direitos e comunicação contra-hegemônica. “A Mudança do Garcia é um exemplo de como o carnaval pode ser uma plataforma de comunicação popular e resistência cultural”, explicou Lopes.

Além da apresentação de seu estudo, Rafael também ministrou uma oficina sobre assessoria de comunicação no terceiro setor, na terça-feira (3). A oficina teve como base sua experiência de mais de três anos na Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3 e no Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul, vinculados à política pública do governo da Bahia. “Ministrar essa oficina foi uma satisfação enorme, principalmente por poder compartilhar meus conhecimentos e a caminhada profissional no terceiro setor”, afirmou o jornalista.
Rafael Lopes ressaltou a importância de sua participação no Intercom ao longo dos anos, desde sua primeira graduação em Jornalismo. “O Intercom sempre foi uma oportunidade ímpar para o intercâmbio de pesquisas e para me inspirar a seguir na caminhada acadêmica”, comemorou o pesquisador, destacando o impacto do evento em sua trajetória profissional e acadêmica.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
O Intercom, que ocorre anualmente desde 1977, reúne cerca de 3,5 mil participantes, entre estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores de todo o Brasil.