Na última sexta-feira (8), o deputado federal João Leão (PP), que atuou como vice-governador na Bahia entre 2015 e 2022, reuniu em sua residência os potenciais pré-candidatos da oposição, visando à corrida eleitoral de 2024 para a prefeitura de Lauro de Freitas.
Após alegações de traição por parte de Jaques Wagner e Rui Costa, além de seu rompimento com o Partido dos Trabalhadores após não ter sido nomeado governador no ano passado, Leão busca consolidar uma frente unida em seu grupo político para escolher um nome capaz de rivalizar diretamente com o(a) candidato(a) da petista Moema Gramacho.
Recentemente, Leão transferiu seu domicílio eleitoral para Lauro de Freitas, onde já exerceu o cargo de prefeito entre 1989 e 1992. Em uma entrevista ao BNews, em setembro, quando questionado sobre sua possível candidatura à prefeitura da cidade, ele não descartou a ideia, embora tenha evitado confirmar suas intenções.
Contudo, fontes apontam a vereadora Débora Régis (PDT) e o empresário Teobaldo Costa (UB) como figuras encaminhadas para a candidatura, ambos presentes no Encontro. Também participaram da reunião a ex-deputada estadual Mirela Macedo (UB), os vereadores Gabriel Bandarra (PSC), Juca (PSDB) e Sapucaia (UB), além do o ex-vereador Matheus Reis (PSDB).