A Feira de São Joaquim, maior centro de abastecimento popular da Bahia, recebeu nesta segunda-feira (25), Dia do Feirante, a visita do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O espaço, localizado às margens da Baía de Todos-os-Santos, passa por uma requalificação de R$ 41 milhões, que inclui novos galpões, boxes e áreas de convivência. A primeira entrega da segunda etapa da obra está prevista para dezembro deste ano.
A fase em andamento contempla a construção de um galpão para carnes e vísceras, 16 blocos comerciais, estacionamento e um calçadão à beira da baía. Serão entregues 157 novos boxes para açougues, restaurantes, produtos baianos, cereais e outros segmentos. No total, a requalificação renovará mais de nove mil metros quadrados da feira, que terá 407 boxes, 116 bancas e 53 pallets.
“Estamos muito felizes e ansiosos com essa mudança. A feira é a nossa vida, nosso sustento, e por muito tempo sonhamos com uma estrutura melhor”, afirmou Zé do Bode, feirante há mais de 20 anos. O governador também destacou que a obra beneficia não apenas os trabalhadores, mas toda a cidade: “Estamos preservando um patrimônio vivo, que representa a identidade da Bahia e reforça sua vocação cultural e turística”.
Durante a visita, Jerônimo autorizou a recuperação do atracadouro do Mercado de Peixes, investimento superior a R$ 360 mil. A obra prevê a construção de um atracadouro flutuante, que facilitará o transporte diário de grandes volumes de mercadorias. Para o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, “essas melhorias dão mais estrutura e segurança para os feirantes e tornam o espaço mais atrativo para visitantes e turistas”.