O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, nesta terça-feira (20), com Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do Brics, para discutir financiamentos para projetos estruturantes na Bahia. “Destacamos projetos estratégicos importantes durante o encontro. Nossas equipes continuarão trabalhando para concluir um processo de captação de recursos”, afirmou Jerônimo.
Entre os projetos apresentados, está o Porto Sul, em Ilhéus, que tem foco no fortalecimento da logística e do escoamento da produção baiana. “O Porto Sul é um porto público que irá receber tanto cargas do exterior quanto da Bahia, com destino a outros países”, explicou o governador. Também foram discutidos projetos de esgotamento sanitário e mobilidade urbana.
Um dos destaques é a expansão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) rumo ao norte, ligando Ilha de São João a Alagoinhas, além da implantação de uma usina de bioenergia integrada, voltada para produção de biometano, energia e bioprodutos. Dilma destacou que “dentro dos critérios técnicos do banco, estaremos à disposição para avançar nas análises e identificar caminhos para viabilizar esses investimentos”.
O encontro contou ainda com a participação dos secretários estaduais de Planejamento, Fazenda, Casa Civil, Comunicação, além de dirigentes da BahiaInveste e da equipe do governo, reforçando o empenho da gestão baiana na busca por recursos que garantam desenvolvimento econômico, social e sustentável para o estado.