O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou nesta segunda-feira (24), em entrevista à rádio Sociedade, os conflitos envolvendo produtores rurais, indígenas e quilombolas no extremo sul da Bahia. Segundo ele, a tensão no local impediu a realização de uma mesa de negociação entre as partes.

Jerônimo destacou que o Estado tem reforçado a segurança na região, com investimentos em viaturas, armamentos, construção de delegacias e ampliação da inteligência da polícia. “Estamos equipando com armamentos, com viaturas, com construção de novas delegacias e pelotões. A inteligência da polícia está sendo reforçada constantemente, com investimentos altos”, afirmou.
O governador também denunciou a presença de infiltrados nas invasões. “Tem sim! Tem gente aproveitando a oportunidade de uma pauta séria, que é o território indígena. […] Mas não vou aceitar que nenhum lado crie tumulto e manche a imagem da Bahia”, disse, afirmando que a polícia tem atuado para conter os abusos.
Jerônimo lembrou que a Polícia Militar não pode entrar em territórios indígenas por serem áreas federais, mas ressaltou o trabalho conjunto com a Polícia Federal e a PRF. “Não há fuga do Estado. Estamos conversando com os prefeitos e acompanhando tudo de perto”, garantiu.