O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), promoveu uma série de mudanças nos cargos de alto escalão da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). As alterações foram publicadas na edição deste sábado (26) do Diário Oficial do Estado e envolvem funções estratégicas na gestão do sistema prisional baiano.
Apesar da pressão da oposição pela exoneração do secretário José Castro, após a divulgação de imagens que mostravam regalias em uma cela da Penitenciária Lemos Brito (PLB), em Salvador, o governador optou por mantê-lo no comando da pasta. O episódio ocorreu em 2023, antes de Castro assumir o cargo, mas veio à tona somente na última semana por meio de reportagens do jornal Correio.
Entre as mudanças, destaca-se a exoneração de Luciano Teixeira Viana, substituído por Luiz Cláudio Santos da Silva na Superintendência de Gestão Prisional. Luiz Cláudio, por sua vez, deixou a direção da Cadeia Pública da Seap. Archimedes Benício Leite Neto deixou a direção do Conjunto Penal de Juazeiro para assumir justamente essa superintendência. Já Alan Vitor da Silva Santos foi exonerado da mesma função.
Também houve a exoneração, a pedido, de Diego de Oliveira Pinto, que ocupava o cargo de coordenador técnico do Núcleo de Apoio. Para o seu lugar, foi nomeada Paolle Oliveira Filocre Rodrigues.