O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se uniu, nesta sexta-feira (6), a 1.200 mulheres do campo no encerramento do IV Encontro Nacional de Mulheres do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), em Salvador. Pequenas produtoras rurais e ativistas feministas de todas as regiões do Brasil se reúnem, desde a última terça-feira (3), na Escola Parque Centro Educacional Carneiro Ribeiro, na Caixa D’água, para debater o papel das mulheres na produção de alimentos e na construção da soberania alimentar no país.
O chefe do executivo estadual enfatizou que o debate proposto pelo encontro não apenas interessa ao governo, como integra o projeto político que orienta as secretarias estaduais. “O tema do combate a fome, da agroecologia, renda no bolso dessas famílias que estão aqui, faz parte do nosso pacto com o presidente Lula para que a gente possa ver autonomia, saúde, educação no campo, pequenas agroindústrias se consolidando, infraestrutura nas zonas rurais”, sublinhou Jerônimo.
Nos quatro dias, participantes de 17 estados brasileiros, além de representações de países como Colômbia, Argentina e Cuba, contribuíram com saberes populares e acadêmicos em rodas de conversa sobre agroecologia, políticas públicas para o campo, saúde mental, enfrentamento às violências contra as mulheres e feminismo popular.