Em visita à sede da Hotgen Biotech, em Pequim, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) firmou uma parceria estratégica com a empresa chinesa para produção de testes rápidos pela Bahiafarma. A cooperação inclui a transferência de tecnologia para a fabricação de exames para Zika, Dengue, COVID-19, Hepatites B e C, Sífilis e Malária. “Recebemos a confirmação da instalação de uma linha de produção automática que fortalece ainda mais o projeto”, afirmou o governador.
A linha de produção da Bahiafarma terá capacidade para fabricar até 200 mil testes por dia, com equipamentos avaliados em mais de R$ 4 milhões. A ação integra o Programa de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), do Ministério da Saúde, que estimula a produção tecnológica nacional. Além da fabricação, está previsto um convênio para desenvolver pesquisa e inovação em território baiano.
Todos os testes já possuem registro na Anvisa e atenderão o mercado nacional. A Bahiafarma também solicitou registro de novos produtos, como exames para HIV, HTLV e o teste combinado Sífilis Duo. A transferência da tecnologia será feita de forma gradual, começando pela embalagem e chegando à produção integral no estado.
A Hotgen, referência global em diagnósticos in vitro, ganhou destaque durante a pandemia ao fornecer testes para países europeus. “Hoje consolidamos nossa parceria e no futuro teremos mais possibilidades de trocas comerciais e tecnológicas”, declarou Changquing Lin, CEO da empresa. Para Jerônimo, a Bahia avança como polo de inovação em saúde e produção pública de medicamentos e exames.