O ex-secretário estadual de Educação da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito governador do estado neste domingo (30), desbancando ACM Neto (UB).
Jerônimo foi votado por 52,79% dos baianos no segundo turno das eleições. Ele ficará quatro anos à frente do Executivo da Bahia e vai substituir seu correligionário Rui Costa (PT).
O governador eleito venceu em cerca de 82% das cidades baianas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. O resultado é ainda melhor do que o petista conquistou no primeiro turno, quando ele venceu Neto em 351 dos 417 municípios disputados.
O desempenho de Jerônimo também mereceu destaque na Região Metropolitana de Salvador. Das 13 cidades que compõem a RMS, oito deram vantagem ao governador eleito. Destas, a maior vantagem foi em São Sebastião do Passé, onde o ex-secretário de educação atingiu 61, 66% dos votos validos, contra 38, 34% de seu adversário.
Já no interior, em alguns municípios, o petista conquistou mais de 80% do eleitorado. A exemplo de Iuiú (85%), Caetanos (84%), Ibipeba (83%), Boquira (83%), entre outros.
Com a vitória de Jerônimo, o governador Rui Costa faz o seu sucessor após dois mandatos e dá ao PT a oportunidade de chegar a 20 anos consecutivos no governo baiano. Antes de Rui, entre 2006 e 2022, o também petista Jaques Wagner chefiou o estado em dois mandatos.