O governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou, neste domingo (2), que está negociando a adesão do PP e do PDT à sua base de apoio na Bahia. Ele destacou que as tratativas com o Progressistas envolvem um alinhamento já consolidado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e na Câmara Federal, com nomes como Cajado e Mário Júnior. “Nós já temos na câmara estadual o alinhamento com seis deputados estaduais, temos na Câmara Federal os deputados do PP já alinhados conosco”, explicou.

Sobre a articulação com o PDT, que atualmente compõe o grupo liderado por ACM Neto (União Brasil), Jerônimo afirmou que busca um entendimento conjunto com o Governo Federal, mas mantém o diálogo estadual. “Tenho muito interesse que esse alinhamento aconteça com o Governo Federal. Caso não aconteça, quero dialogar para ver como continuar com a aproximação”, disse.
O governador também reforçou que a decisão não depende exclusivamente do presidente Lula (PT), mas que as movimentações em Brasília podem influenciar o cenário político baiano. “A gente não fica aguardando o Lula resolver pra gente poder fazer daqui. É claro que o cenário nacional interfere, mas estou fazendo a minha parte”, declarou.