O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou a realização de uma série de encontros com o setor empresarial, representantes de outros estados e do Governo Federal para discutir os impactos do decreto norte-americano que impõe uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros. A agenda inclui uma nova reunião com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), já na próxima segunda-feira (4), com quem o governo estadual criou um grupo de trabalho neste mês.
Nos dias seguintes, terça (5) e quarta-feira (6), Jerônimo participa de encontros em Brasília com o Consórcio Nordeste e o Governo Federal. A intenção, segundo ele, é articular ações conjuntas para proteger empresas e trabalhadores dos setores afetados. As reuniões devem definir estratégias de curto e médio prazo para mitigar os efeitos das tarifas impostas pelos Estados Unidos.
O governador também revelou que a Bahia será contemplada com a instalação de um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, (ApexBrasil), com foco na diversificação dos mercados internacionais.
“Nós vamos implantar na Bahia uma agência que fortalece a exportação para que a gente possa ter outros países como possibilidade de exportação, isso a médio e longo prazo. No dia 18 de agosto nós lançaremos uma sede regional da Apex para que a gente possa garantir a exportação para outros países”, adiantou o governador.