O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta quarta-feira (30), durante o ato que oficializou o retorno do PDT à base aliada, que vai atuar junto ao presidente estadual da sigla, deputado Félix Mendonça, para fortalecer o partido nas eleições de 2026. O evento ocorreu em um hotel da orla de Salvador e reuniu prefeitos, vice-prefeitos e lideranças da legenda. “Vamos desenhar chapas para federal e Assembleia. Mas se eu tiver esses dois companheiros no Parlamento da Bahia, Silva Neto e Luciano Pinheiro, eu fecho os olhos porque terei dois gigantes aliados”, disse Jerônimo, destacando os ex-prefeitos de Araci e Euclides da Cunha.
A dupla foi apontada como essencial para o retorno do PDT ao grupo do governador, movimento que também contou com críticas internas ao deputado federal Léo Prates, que preferiu seguir vinculado ao prefeito Bruno Reis (União Brasil). Jerônimo também defendeu que o projeto eleitoral do PDT priorize candidatos que carreguem a identidade histórica do partido. “O pacto que faço com Félix é para que tenhamos deputados qualificados e com a identidade do PDT”, acrescentou.
O petista também sugeriu que a sigla busque reeleger Félix Mendonça Júnior e até ampliar sua representação na Câmara Federal. “Se fala hoje na eleição de três federais, mas Félix pode trabalhar para tentarmos fazer quatro”, afirmou. Ele reforçou que isso dependerá das articulações políticas e da construção de uma chapa proporcional competitiva, inclusive com a possibilidade de retorno de ex-filiados.
Félix confirmou que o fortalecimento do PDT foi um dos principais objetivos do movimento político. “Não pedimos, neste momento, nenhum cargo ao governador. Acreditamos que essa aliança, costurada também nacionalmente, pode nos fazer crescer nas eleições. Sobre o ingresso de novos quadros, vamos analisar cada caso. Essa questão da identidade com o PDT é fundamental”, declarou. As conversas para o retorno à base começaram em fevereiro, com articulação do ministro Rui Costa (PT) e do presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi.