O governador Jerônimo Rodrigues (PT) promoveu, nesta quinta-feira (5), oito oficiais ao posto de coronel – sendo seis da Polícia Militar e dois do Corpo de Bombeiros da Bahia. Durante a solenidade, realizada na Governadoria, também foi assinada a promoção de outros 240 oficiais para diferentes patentes, medida que foi oficializada no Diário Oficial desta sexta-feira (6).
“Oficiais que têm um currículo de peso, com bons serviços prestados e olham para a segurança pública de forma respeitosa”, disse Jerônimo, ao destacar que a PM é uma instituição bicentenária e que os novos coronéis têm a responsabilidade de conduzir a paz na Bahia.
Foram promovidos os policiais militares e tenentes-coronéis, Michel Alexander Guimarães, para o Comando Regional Leste; Maurício José Marinho, como diretor de Operações Integradas da SSP; Taylon Teixeira, como comandante regional da Região Metropolitana de Salvador (RMS); Elismar de Oliveira Leão, diretor de Auditoria e Finanças; José Luis Santos, Ouvidor e André Pereira Borges, superintendente de Telecomunicações. Do Corpo de Bombeiros, Jadilson Lopes, comandante de Segurança contra Incêndio e José Manoel Almeida, comandante Regional Sul.
Para o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, a promoção representa o reconhecimento de longas trajetórias dedicadas ao serviço público. “São carreiras de diversos profissionais, homens e mulheres, alguns deles com mais de 35 anos de serviço público, que agora chegam ao mais alto posto. É um momento muito especial, de renovar os votos de compromisso, não só com a instituição, Polícia Militar e Bombeiro Militar, mas em especial para proteger e servir e ser sempre uma força a serviço do cidadão”, afirmou.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
A progressão nas corporações ocorre com base em critérios como mérito, tempo de serviço e ato de bravura, e é regida pelo Plano de Cargos e Carreiras dos Militares Estaduais. A solenidade contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior (MDB), o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner e os comandantes-gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, coronéis Antônio Carlos Silva Magalhães e Aloísio Mascarenhas Fernandes, respectivamente.