O Encontro das Cooperativas da Agricultura Familiar da Bahia, realizado durante a 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar, em Salvador, discutiu estratégias e pactuações para impulsionar agroindústrias familiares no biênio 2025-2026. O evento contou com a presença de dirigentes de cooperativas, instituições financeiras e o governador Jerônimo Rodrigues, que ouviu relatos de dificuldades no acesso a linhas de crédito. “Estamos olhando para exportação e novos mercados, mas é fundamental destravar essas linhas para garantir o crescimento das cooperativas”, afirmou Jeandro Ribeiro, presidente da CAR.
Jerônimo reconheceu os problemas e se comprometeu a atuar diretamente para buscar soluções. “Eu vou chamar o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste e a Desenbahia para entender o que precisa ser ajustado. Se necessário, vou pessoalmente à presidência desses bancos. Também colocarei à disposição os fundos da Desenbahia e criaremos uma linha específica para apoiar os investimentos das cooperativas”, garantiu.
O governador anunciou que receberá, nesta segunda-feira (16), um relatório detalhado sobre as demandas das cooperativas e realizará uma reunião ampliada com a Casa Civil, e as secretarias de Planejamento e da Fazenda. “Queremos criar um ambiente favorável, alinhando a Desenbahia com o meu governo e o governo Lula, para fortalecer a agricultura familiar na Bahia”, destacou.
Com foco em ampliar acesso a crédito, logística e novos mercados, o evento reuniu instituições como Banco do Nordeste, Correios e Banco do Brasil. “A ideia é levar os produtos baianos para todo o Brasil e até para fora do país. Estamos construindo ferramentas para que isso aconteça”, ressaltou Jeandro Ribeiro. As ações anunciadas por Jerônimo visam acelerar esses avanços e consolidar a agricultura familiar como força estratégica para o desenvolvimento rural.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Assista:
Governador promete resolver queixas de Cooperativas da Agricultura Familiar sobre dificuldade de crédito na Bahia. pic.twitter.com/LTg1Ipia1y
— Panorama da Bahia (@panoramadabahia) December 16, 2024