Em uma entrevista realizada nesta segunda-feira (18), durante evento de entrega de ambulâncias na sede da Sesab, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) respondeu questões cruciais sobre a segurança nos clássicos BAVI e instigou a participação ativa dos clubes envolvidos.
“Eu dialoguei com o Ministério Público. Cheguei a conversar, inclusive, com os dois clubes no sentido de dizer o meu sentimento”, afirmou Jerônimo. O governador destacou a importância de se garantir a segurança nos estádios, mencionando eventos recentes em outros estados e o sucesso de jogos como Barcelona contra o Vitória e partidas do Bahia na Fonte Nova, com grande presença de público. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Jerônimo também ressaltou a responsabilidade dos clubes nesse processo: “Está na mão e está na decisão dos clubes agora. Eu não creio que seja mais o Ministério Público e não é qualquer empecilho da segurança pública. O que não me sinto bem é não poder assistir a um BAVI com torcida do Bahia e do Vitória juntas.”
Com quatro BAVIs marcados para os próximos dias – dois pelo Campeonato Baiano, um pela Copa do Brasil e outro pela Copa do Nordeste –, Jerônimo enfatizou a oportunidade para a Bahia mostrar ao Brasil e ao mundo o seu futebol. “Será uma chance da Bahia apresentar ao Brasil e ao mundo o nosso futebol. Futebol clássico do BAVI”, declarou.
Além disso, o governador expressou o desejo de envolver também os clubes do interior nas finais. “Eu gostaria que os clubes do interior pudessem também estar participando da final. Não deu. Ontem se encerrou. Passou o Vitória, parabéns. O Bahia, parabéns. Vamos fazer um jogo bonito”, acrescentou.
Ao assistir ao jogo pela TVE, Jerônimo observou gestos de união entre os clubes e suas torcidas, ressaltando a importância da paz e do engajamento social. “É uma torcida que prega paz e prega os temas sociais muito forte. A gente pode muito bem entrar abraçados os dois clubes, os dois técnicos, trazer pessoas que torcem por um lado e por outro”, concluiu.
O governador expressou confiança nas forças policiais para garantir a segurança dentro dos estádios, mas enfatizou que a colaboração dos clubes é fundamental para o sucesso desse esforço conjunto. “Portanto, está na mão dos clubes, está na mão do Esporte Clube Vitória e Esporte Clube Bahia. No mais, minha parte foi feita”, finalizou Jerônimo Rodrigues. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Torcida Única
A torcida única vem sendo recomendada pelo MP em Salvador desde 2018 em razão dos atos de violência entre as duas torcidas. E desde então não foram mais realizados BAVIs com rubro-negros e tricolores juntos no estádio. Ao todo, desde 2018, quatorze BAVIs foram disputados com torcida única.
Assista entrevista na íntegra: