O Governo da Bahia lançou neste sábado (31), em Tanhaçu, o São João da Bahia 2025 no interior, com programação cultural e pacote de medidas para apoiar os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro em mais de 280 municípios. A cerimônia teve a presença do governador Jerônimo Rodrigues e apresentações de quadrilhas e artistas como Adelmário Coelho, que animou a noite de abertura.
Jerônimo destacou a importância de valorizar os municípios menores no calendário junino, com ações que vão além do palco. “Reafirmamos o nosso compromisso em promover uma festa democrática e acessível para baianos e turistas”, afirmou. O governador também autorizou recursos para fortalecer a segurança, garantir plantões de saúde e impulsionar a cultura local com apoio a bandas regionais e artistas consagrados.
O secretário de Cultura, Bruno Monteiro, reforçou o papel estratégico da festa na economia e na preservação das tradições. “É o momento em que a cultura mostra todo o seu potencial de reunir, de celebrar uma tradição, mas sobretudo, de gerar desenvolvimento, emprego e renda para o povo baiano”, disse, destacando a importância do edital estadual que oferece apoio técnico e financeiro às cidades participantes.
Segurança – Na segurança, a Operação São João 2025 vai mobilizar 12 mil policiais e bombeiros em 281 municípios, com investimento de quase R$ 30 milhões. A estrutura inclui câmeras de reconhecimento facial, Plataformas de Observação Elevada, o Centro Integrado de Comando e Controle com mais de 20 órgãos envolvidos, além de ações de resgate, primeiros socorros e prevenção feitas pelo Corpo de Bombeiros.