Durante missão oficial à China, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu nesta quarta-feira (14) com os acionistas do consórcio responsável pela construção da Ponte Salvador-Itaparica. Os encontros aconteceram após a reunião entre os presidentes Lula e Xi Jinping, onde a China reafirmou apoio ao projeto. A proposta é destravar etapas e avançar na execução da obra considerada uma das maiores de infraestrutura da Bahia.
As reuniões abordaram pontos técnicos fundamentais, como o uso de mão de obra local, liberação de vistos para trabalhadores chineses, procedimentos de dragagem e os resultados da sondagem finalizada em março. O governador destacou o compromisso em garantir o andamento ágil das etapas e a troca de informações entre as equipes técnicas do Brasil e da China.
“Foram duas reuniões extensas, a última durou três horas e teve a participação on-line de nossa equipe técnica na Bahia. Discutimos ponto a ponto as ações para acelerar e otimizar as atividades desse importante projeto para nosso estado”, afirmou Jerônimo. A expectativa do governo é que, com o apoio chinês reafirmado, o cronograma da ponte ganhe ritmo ainda em 2025.