Foto: Matheus Landim/GovBA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) lançou, nesta terça-feira (23), um pacote de medidas voltadas à juventude durante a abertura da Semana Estadual da Política de Juventude, em Salvador. O evento, realizado na Biblioteca Central dos Barris, marcou a posse dos novos conselheiros do Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE).
Jerônimo destacou a importância da integração entre União, Estado e municípios na formulação de políticas públicas. “A juventude compreendeu que nós temos que fortalecer o sistema nacional. O Lula não resolve sozinho, o Governo do Estado também não dá conta. É preciso que os municípios e a sociedade entendam a participação da juventude como um significado de garantia e correção das políticas de educação, de segurança pública, de lazer, de emprego, de renda, portanto hoje é um dia importante para nós”, disse Jerônimo.
A cerimônia contemplou a diplomação coletiva de 60 Conselheiros e Conselheiras do CEJUVE, empossados para o biênio 2025/2027. Órgão colegiado de caráter consultivo, o Conselho é responsável por articular, monitorar e avaliar as políticas públicas de jovens de todo o estado.
O Conselho é formado por 20 representantes do poder público, entre titulares e suplentes, de órgãos que exercem as funções de Estado e desenvolvem ações e projetos direcionados à juventude, e 40 representantes da sociedade civil, entre titulares e suplentes, de entidades, movimentos sociais, redes de jovens e organizações não-governamentais.
Ainda durante o evento, o governador instituiu o Fórum de Gestoras e Gestores Municipais de Juventude (Foejuve), assinou o termo de adesão da Bahia ao Plano Nacional Juventude Negra Viva – PNJNV, lançada pelo Governo Federal em 2023, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo Ministério da Igualdade Racial e autorizou o início dos estudos de diagnóstico das juventudes, por meio da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica Científica – ACT, entre a Serin/COJUVE e a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI).
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br