O II Seminário de Gestão em Turismo da Bahia movimentou Feira de Santana nesta quarta-feira (7), com a presença de mais de 500 participantes entre prefeitos, secretários, empresários e representantes das 13 zonas turísticas do estado. Promovido pelo Governo da Bahia, por meio da Setur, o evento discutiu o papel estratégico dos municípios no fortalecimento do setor e contou com investimento estadual de R$ 250 mil.

Na abertura do seminário, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que o turismo representa 5% do PIB baiano e defendeu a articulação entre Estado e municípios. “O que nos interessa é ter um ponto focal na gestão pública para fazer uma articulação entre a força do Estado e a força do município”, disse Jerônimo, que foi homenageado com o troféu de Embaixador do Turismo Feirense 2025.
O secretário Maurício Bacelar também reforçou a importância da atuação conjunta. “Reunimos os 417 municípios para sensibilizar gestores sobre as competências municipais no desenvolvimento da atividade. Isso estimula o fluxo turístico e o envolvimento do setor privado”, afirmou. A programação contou com homenagens, debates, entrega de certificados e apresentações culturais.
Dez cidades, incluindo Itacaré, Jequié e Cachoeira, receberam certificados de reconhecimento do Ministério do Turismo e passam a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro. Além disso, entidades como Sebrae, Senac, Desenbahia e bancos públicos ofereceram suporte técnico, mostrando que o turismo, além de acolher, também movimenta a economia e gera oportunidades para todo o estado.