Foto: Wuiga Rubini/GovBA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) destacou nesta segunda-feira (3), o compromisso da Bahia com a integração entre os poderes e o fortalecimento das ações de Justiça e cidadania. O tema foi debatido durante reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, na abertura do Mês Nacional do Júri, no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em Salvador.
Durante discurso, o governador destacou o programa Bahia Pela Paz, iniciativa estadual que propõe a integração de ações sociais consistentes de prevenção e redução da violência. “A Bahia tem atuado de forma integrada com o Sistema de Justiça, valorizando o papel do diálogo e da responsabilidade conjunta na defesa dos direitos e da democracia. Uma união de esforços de aproximação com a sociedade, que mostra a eficiência e a capacidade da Justiça baiana contra a impunidade”, declarou.
O Mês Nacional do Júri tem como objetivo o compartilhamento de informações sobre as ações desenvolvidas pelo Sistema de Justiça e o fortalecimento do diálogo entre as instituições e faz parte da mobilização nacional que busca intensificar o julgamento de crimes dolosos contra a vida em todo o país. A expectativa é de que com o mutirão, 2 mil casos sejam julgados na Bahia, no mês de novembro. Em sua fala, o ministro destacou a relevância da atuação conjunta entre os entes federativos e o Poder Judiciário.
Até o momento, a Bahia já realizou quase 1,5 mil sessões de júri em 2025, número que demonstra o empenho do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e das instituições parceiras na promoção da justiça e na redução da impunidade em crimes contra a vida, celebrou a presidente do TJBA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br