Foto: Divulgação
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) defendeu o fortalecimento do municipalismo como estratégia essencial para o desenvolvimento da Bahia, durante a abertura da primeira edição do Congresso Foco no Municipalismo, promovido pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (AMURC), neste sábado (25), em Itacaré. O evento reuniu prefeitos e prefeitas para debater soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas administrações municipais.
Jerônimo destacou que a proximidade das gestões locais com a população permite respostas mais rápidas e eficientes às demandas. “Quem planeja melhor com o olho perto da comunidade, do distrito, da aldeia, é o prefeito, com o seu secretariado e com os vereadores”, afirmou. Ele ressaltou que a AMURC tem papel central ao promover a união entre gestores para fortalecer a defesa de pautas junto aos governos estadual e federal.
O governador também citou os consórcios públicos como instrumentos que ampliam a capacidade dos municípios em áreas estratégicas. “A conjuntura agora é outra, com tecnologia, com consórcios para executar ações como a gestão de policlínicas e aterros sanitários”, disse, ao defender que o trabalho conjunto garante avanço em projetos estruturantes, como a Fiol e a revitalização da cultura cacaueira.
Jerônimo reafirmou seu compromisso com uma gestão voltada aos municípios e destacou continuidade nessa linha política. “Sou um governador municipalista e me coloco assim. Wagner aproximou o Estado dos municípios, Rui acelerou e eu tenho a função de consolidar”, declarou. Ele reforçou ainda que está “de mãos dadas, junto com o presidente Lula, para fazer uma AMURC cada vez mais forte”.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br