O governador Jerônimo Rodrigues (PT) defendeu, nesta quinta-feira (10), o consenso na escolha da primeira vice-presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), atualmente disputada pelos deputados petistas Fátima Nunes e Júnior Muniz. Em entrevista, durante a entrega da nova unidade do SineBahia em Salvador, Jerônimo se colocou à disposição para mediar o impasse e ressaltou a importância de preservar a gestão da presidente Ivana Bastos (PSD).

“Conversei com Júnior [Muniz], conversei com a presidenta Ivana e me coloquei à disposição para mediar. Eu tenho o desejo de que a ALBA saia fortalecida e que a gestão da primeira mulher a presidir a Casa, depois de 190 anos, não sofra qualquer desgaste”, afirmou o governador. Ele reforçou que a ALBA tem autonomia e que a política deve conduzir a melhor escolha.
Recuo de Muniz
Na última terça-feira (8), o deputado Júnior Muniz negou rumores de que teria desistido da disputa e criticou os constantes adiamentos da eleição. Segundo ele, o cansaço com a indefinição está pesando. “Desistir não é meu desejo, mas estou sendo vencido pelo cansaço. Esperava que a votação acontecesse logo, e isso não tem se concretizado”, declarou.
Muniz, no entanto, viaja nos próximos dias para a China, onde acompanhará uma comitiva de empresários em visita às instalações da BYD. Como o regimento exige que o candidato à vice-presidência esteja presente no plenário no momento da eleição, caso a deliberação ocorra na próxima terça-feira (15), a ausência de Muniz pode inviabilizar sua candidatura.