Foto: Feijão Almeida/GovBA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comemorou na quarta-feira (10), a regulamentação federal que garante pensão vitalícia de R$ 8,1 mil e indenização de R$ 50 mil a crianças nascidas com síndrome congênita associada ao vírus Zika.
“Vitória para as famílias afetadas pela Zika vírus! A Bahia foi um dos estados mais impactados pela epidemia. Centenas de famílias ainda vivem com as consequências desse surto”, disse o governador.
A Bahia foi um dos estados mais atingidos pela epidemia. Entre 2015 e 2025, foram registrados 2.374 casos suspeitos da síndrome, com 557 confirmações.
O auge da crise ocorreu em 2015 e 2016, quando a relação entre o vírus e a microcefalia foi confirmada e a rede de saúde precisou responder a um volume inédito de atendimentos.
Além da regulamentação federal, o estado mantém ações de acompanhamento. O Hospital Ortopédico da Bahia (HOEB) é referência no tratamento de crianças com sequelas do Zika e já realizou 48 consultas e 28 cirurgias em pacientes pediátricos.
No próximo dia 26 de setembro, a unidade promoverá um mutirão com 10 cirurgias em um único dia. A estratégia da unidade é oferecer assistência resolutiva, humanizada e de alta qualidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias impactadas pela epidemia de zika. Só esse ano a unidade já operou 92 pacientes pediátricos neuropatas.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br