O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta quarta-feira (2) que poderá voltar à China para tratar diretamente do contrato da ponte Salvador-Itaparica, caso as negociações com o consórcio responsável pela obra não avancem como esperado. “O acordo feito com o consórcio foi que até o final de março eles assinariam esse contrato. Depois pediram prazo até meados de maio. Nós estamos dentro do prazo deles”, explicou.
Jerônimo destacou que o governo baiano busca antecipar etapas da construção da ponte, especialmente ações em terra firme. “Estamos tentando ver se a gente consegue antecipar a obra”, disse, acrescentando que seu secretário Afonso Florence está em diálogo com a embaixada chinesa para avaliar a necessidade da viagem.
“Se precisar, eu não vou esperar o presidente Lula, eu vou, como fiz em 2023, que fiquei lá 15 dias para buscar a BYD, para negociar a ponte, destratar o VLT… e tudo teve sucesso”, afirmou o governador. Segundo ele, a viagem só seria evitada caso o consórcio assine o contrato e siga com o cronograma pactuado.

Assista:
“Se precisar, eu vou à China de novo”, diz Jerônimo sobre contrato da ponte Salvador-Itaparica. pic.twitter.com/ImTEpOS6Sj
— Panorama da Bahia (@panoramadabahia) April 3, 2025