publicidade

“Com BYD, Bahia assume protagonismo na produção de veículos sustentáveis”, afirma Jerônimo Rodrigues

Governador destacou impacto da nova fábrica de Camaçari na geração de empregos e na transição energética

Jerônimo Rodrigues BYD Inauguração

Foto: Thuane Maria/GovBA

A Bahia entra em uma nova fase da indústria automotiva com a inauguração da fábrica da BYD em Camaçari, nesta quinta-feira (9). O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT), marcando o início da produção de veículos elétricos e híbridos da empresa chinesa no Brasil. Considerada a maior fábrica de veículos elétricos da América Latina, a planta coloca o estado no centro da transição energética do setor automotivo.

O governador destacou que a chegada da montadora reforça o protagonismo baiano na produção nacional de veículos sustentáveis. “A implantação da BYD torna a Bahia protagonista na produção nacional de veículos sustentáveis. A fábrica brasileira vai revolucionar na geração de empregos e na descarbonização da nossa economia”, afirmou. Lula também celebrou a parceria e disse que “produzir veículos elétricos é um passo para construir uma pátria soberana e competitiva”.

publicidade

Com investimento estimado em R$ 5,5 bilhões, a unidade deve se consolidar como o maior polo industrial da BYD fora da China. A meta é que, até 2027, 50% dos componentes sejam nacionais, chegando a 78% até 2030, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida. A previsão é de 150 mil carros montados por ano na primeira fase e 300 mil veículos produzidos anualmente na segunda etapa.


O vice-presidente da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, ressaltou a confiança da empresa no potencial energético e industrial do país. “O Brasil tem tudo para liderar a nova era da indústria automotiva limpa e renovável”, declarou. Além da produção de veículos elétricos, híbridos e flex, estão previstos investimentos em plantas de processamento de lítio e ferro fosfato – insumos essenciais para a fabricação de baterias.

publicidade

O projeto também impulsiona a geração de empregos diretos e indiretos no estado. De acordo com o secretário do Trabalho, Augusto Vasconcelos, já foram contratados 1,5 mil profissionais, e 479 operários passaram por cursos de qualificação. “Estamos dialogando com a empresa para ampliar a contratação de trabalhadores baianos e fortalecer a indústria local”, afirmou.

Siga a gente no:

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

publicidade
PODCAST
COLUNA
Coluna
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito...
Elinaldo no fio da navalha: o cerco jurídico que ameaça o retorno do ex-prefeito à política
ARTIGO & OPINIÃO
publicidade