As fortes chuvas que atingem a região sudoeste da Bahia têm causado um acumulo excessivo de água na Barragem da Pedra, há 18 km de Jequié. Segundo a Companhia Hidroelétrica do São Francisco – Chesf, administradora da usina, o reservatório atingiu 93,34% de seu volume útil às 18h deste domingo (25), com afluência da ordem de 2.900 metros cúbicos por segundo e defluência de 2.300 m³/s.
Com base nas informações divulgadas pela Chesf, a taxa de elevação do nível do reservatório está reduzindo. “Permanecendo essas condições, a tendência é de estabilização do nível de armazenamento do reservatório. Desta forma, no momento, não estão previstas novas elevações de defluência do Reservatório da Pedra, permanecendo no valor de 2.400 m³/s”.
Até o início da noite deste domingo, imagens divulgadas pela internet mostravam moradores e comerciantes do município evacuando de suas propriedades e salvando o que podiam de seus comércios. A água, escoada da barragem, invadiu parte do centro da cidade e bairros nas áreas situadas nas planícies de inundação. (Veja imagens no instagram @panoramadabahia).
Uma reunião entre a Prefeitura de Jequié, Corpo de Bombeiros e Chesf está prevista para acontecer nesta segunda (26), às 10h. Logo mais, ao meio dia, o prefeito Zé Cocá reúne a imprensa para coletiva. A Defesa Civil do município segue alertando que está em prontidão para atender a população 24 horas por meio do contato telefônico ou whatsapp (73) 93505-0750.