Search
Close this search box.

Jequié alcança nota A em classificação fiscal-financeiro, diz Tesouro Nacional

O município atingiu CAPAG A nos três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez

Prefeitura de Jequié se defende sobre superfaturamento na contratação de empresa de transporte
Foto: Reprodução Facebook
Foto: Reprodução Facebook

O município de Jequié alcançou o Nível A, no índice de Capacidade de Pagamento (CAPAG) do Tesouro Nacional, que representa o maior nível que um município pode conquistar no topo da classificação fiscal-financeiro na gestão.

A Capacidade de Pagamento faz referência a uma classificação de risco elaborada pelo Governo Federal para avaliar a situação fiscal de estados, distrito federal e municípios para, por meio deste, identificar aqueles que são capazes de honrar os seus compromissos e que são elegíveis para contraírem empréstimos com garantias da União.

O índice, divulgado pelo Tesouro Nacional nesta segunda-feira (9), usa uma metodologia do cálculo, dada pela Portaria do Ministério da Fazenda (MF) nº 501/2017, e é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. O município de Jequié atingiu CAPAG A nos três indicadores.

Para o prefeito Zé Cocá (PP), “o resultado é fruto do trabalho executado pela Prefeitura que, nos últimos 16 meses, empenhou esforços e reordenou as contas públicas, de forma a conseguir equacionar problemas administrativos e financeiros, que emperravam o avanço econômico e social do município, assim como o andamento da máquina pública e sua operacionalização”, explicou. Segundo o prefeito, o reconhecimento do Tesouro Nacional e do Ministério significa que a sua gestão está no caminho certo.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.