O Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, preparou uma programação especial para o Dia de Finados, 2 de novembro, com uma série de atividades em homenagem aos entes queridos. As celebrações começam às 8h30 com uma missa no Crematório, conduzida pelo Padre Edson Ferreira Menezes. Às 9h30, uma roda de conversa sobre “Perdas e lutos: estratégias de autocuidado”, ministrada pela psicóloga Therezinha Neta, abordará o tema do luto. A programação segue com uma missa campal presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Marco Eugênio, finalizando com a tradicional chuva de pétalas às 11h45.
Com 37 anos de atuação, o Jardim da Saudade é administrado pelo Abrigo do Salvador e se destaca por seu compromisso social, destinando toda a renda ao cuidado de 120 idosos residentes no abrigo. Segundo Andréa Guedes, vice-presidente da instituição, “o Dia de Finados é um dos rituais mais importantes da tradição cristã, em que honramos e oramos por nossos entes que partiram”. O cemitério também é conhecido pela sustentabilidade, operando seu crematório com energia solar.
O Jardim da Saudade, localizado em Brotas, é referência nacional, possuindo 10 capelas, salão de cremação e um crematório que atende não só a Bahia, mas outros estados do país. O cemitério se tornou um local de despedida para grandes figuras como o escritor Jorge Amado e as religiosas Mãe Menininha do Gantois e Mãe Stella de Oxóssi, fortalecendo seu papel como espaço de memória e respeito à história da Bahia.
SERVIÇO:
• Evento: Homenagem Dia de Finados (2 de novembro)
• Local: Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas
PROGRAMAÇÃO:
8h30 – Missa no crematório com o Padre Edson Ferreira Menezes
9h30 – Roda de Conversa sobre “Perdas e lutos: estratégias de autocuidado”, com a psicóloga da instituição Therezinha Neta
10h30 – Missa campal com o Bispo Auxiliar Dom Marco Eugênio
11h45 – Chuva de pétalas de rosas