A poucos dias da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada Ivana Bastos (PSD) surge como forte candidata à primeira vice-presidência da Casa. Em entrevista à Rádio Metrópole, o atual presidente da ALBA, Adolfo Menezes (PSD), afirmou que uma reunião deve ocorrer até o final da tarde desta quinta-feira (30) para definir e divulgar a chapa completa para a disputa, marcada para a próxima segunda-feira (3).

Menezes destacou que a indicação de Ivana Bastos para a primeira vice-presidência faz parte de um acordo para evitar confrontos na eleição. “No acerto que estamos finalizando, pode ser que não seja do PT, para a gente evitar um ‘bate-chapa’ na Assembleia. Há a possibilidade de ser Ivana Bastos (PSD)”, declarou.
A possível escolha da deputada ocorre em meio a tensões políticas envolvendo o futuro da presidência da ALBA. Segundo Adolfo Menezes, houve movimentações que cogitaram Rosemberg Pinto (PT) para o comando da Casa, caso sua reeleição fosse barrada. No entanto, a composição da chapa deve garantir um consenso entre as lideranças.
Já sobre sua própria candidatura, Adolfo Menezes reconheceu que há riscos jurídicos caso seja reeleito. “Tenho meus pés no chão. Falei com meus pares, todos têm o direito de pleitear a presidência da Assembleia. Mas acredito que a eleição de segunda-feira (3) deve ser unanimidade”, afirmou.