A presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ivana Bastos (PSD), participou nesta quarta-feira (19) da audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento, onde o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, apresentou um balanço sobre o cumprimento das metas fiscais do estado. Durante a reunião, Vitório ressaltou a solidez fiscal da Bahia e o baixo nível de endividamento. “A Bahia manteve as contas com solidez, mantendo-se com um dos mais baixos índices de endividamento do país, equivalente a 37% da receita”, afirmou.
Ivana Bastos celebrou os dados e destacou que a Bahia segue na vice-liderança nacional em investimentos públicos, ficando atrás apenas de São Paulo. “Isso é motivo para comemorar. Mostra que as obras estão chegando em todos os setores. Temos grandes investimentos, recebemos a BYD, destravamos o contrato da ponte Salvador-Itaparica; nas cidades do interior têm chegado hospitais, policlínicas e estradas”, disse a parlamentar, enfatizando a atuação do governo Jerônimo Rodrigues.
O secretário também desmentiu boatos sobre a tributação de itens essenciais, afirmando que produtos da cesta básica não sofrem incidência de ICMS na Bahia. O encontro contou com a participação de deputados da base e da oposição, que fizeram questionamentos sobre a gestão econômica e financeira do estado.